Operações para retirar navio encalhado no Bugio novamente suspensas

Patrice Gainsbourg
Março 9, 2018

O novo plano de remoção, após três tentativas falhadas, envolve um rebocador de granes dimensões, cabos de grande tração e uma equipa especializada. "Neste momento, os rebocadores ainda continuam, apesar de a maré continuar a baixar, a tentar fazer um puxão para ver se conseguem tirar o navio daquela posição".

As operações para retirar o navio que está encalhado junto ao Bugio foram retomadas esta madrugada, por volta das 4h30, mas até às 7h30 da manhã desta quarta-feira ainda não foi possível retirar o barco, tendo sido suspensas às 7h45.

De acordo com o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional, os tripulantes estão todos bem e a colaborar nas manobras. "O navio mexeu um pouco com os trabalhos efetuados pelos dois rebocadores, mas continua encalhado", adiantou à Agência Lusa, o comandante Fernando Pereira da Fonseca. "Se falhar, vamos ter uma nova oportunidade ao final da tarde, às 17:30, hora da preia-mar", indicou. "A bordo estão 130 toneladas de combustível marítimo e 20 toneladas de resíduos oleosos", disse o comandante Fernando Pereira da Fonseca.

A agitação marítima prevista, para esta sexta-feira, obrigou ao adiamento da operação de retirada do navio encalhado junto ao Bugio.

Justiça determina bloqueio de R$ 4,4 mi do ex-ministro Delfim Netto
O ex-ministro Delfim Netto é um dos alvos da ação da Polícia Federal sobre desvios na hidrelétrica de Belo Monte . Delfim Netto teria atuado na estruturação do consórcio vencedor da licitação de Belo Monte , o Norte Energia.

"Hoje o estado do mar não será problema, mas estamos a começar a analisar melhor o final do dia de quinta-feira e sexta-feira devido ao agravamento do estado do tempo", disse.

O navio terá tido um corte de energia acabando por ser puxado pela maré para um banco de areia perto do farol.

O navio tinha saído do terminal do Beato, em Lisboa, rumo a Casablanca, Marrocos.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL