Congresso. Assunção Cristas propõe-se liderar "o centro e a direita"

Patrice Gainsbourg
Março 11, 2018

A comissão executiva do partido, escolhida e liderada por Assunção Cristas, foi divulgada já esta noite no congresso, que decorre em Lamego este fim-de-semana.

Além da moção de Assunção Cristas, são primeiros subscritores de moções o antigo secretário-geral José Lino Ramos, o porta-voz da TEM, Abel Matos Santos, Pedro Borges de Lemos, da tendência CDS XXI, o líder da distrital de Lisboa, João Gonçalves Pereira, o presidente da Juventude Popular, Francisco Rodrigues dos Santos, o presidente da Federação dos Trabalhadores Democratas-cristãos, Fernando Moura e Silva, e Miguel Mattos Chaves.

O arranque do Congresso aconteceu às 10:59 de sábado e ficou marcado por uma homenagem ao antigo presidente do CDS Adriano Moreira, enquadrada pela apresentação do Senado, o órgão de consulta centrista, que desde 2007 não funcionava.

O posicionamento do CDS-PP foi um dos temas que atravessou muitas das intervenções, com Assunção Cristas a frisar, no seu discurso inicial, que "a doutrina não se proclama", "põe-se em ação" e assegurando que o partido mantém "a democracia-cristã como eixo da roda".

Gabe Newell: Valve 'vai voltar a fazer jogos'
A Valve voltou a produzir videojogos, e neste momento está a trabalhar em Artifact , um jogo digital de cartas baseado no universo de DOTA 2 .

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, apresentando a moção de estratégia global, assumiu ser pragmática porque quer "chegar a todos" e não ser um partido de "nicho".

Filipe Lobo d'Ávila, que tem sido uma das poucas vozes críticas da estratégia da líder, anunciou que irá deixar o parlamento em breve, mas assegurou que não haverá cisões, nem dissidências.

Os ponteiros dos relógios já se aproximavam das 4h00 deste domingo quando Assunção Cristas viu aprovada com braços erguidos a sua moção de estratégia global, "Um passo à frente". Rui Rio vai encabeçar a delegação social-democrata que assim corresponderá à forma como o CDS esteve representado no encerramento do congresso social-democrata, que se realizou há três semanas.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL