Ministério do Trabalho vai trocar cargo do "teen" Mikael

Patrice Gainsbourg
Março 11, 2018

A princípio, Mikael manteria o cargo de Coordenação de Documentação e Informação do ministério, pelo qual recebe R$ 5,1 mil brutos. O jovem é filho do delegado da Polícia Civil de Goiás Cristiomario de Sousa Medeiros, aliado de Jovair Arantes, o líder do PTB na Câmara dos Deputados. Cristiomario diz que a indicação pode ter partido de Jovair, mas o líder diz que cabe ao ministério responder sobre o caso.

"O (partido) que me botou lá dentro, você já disse qual é o meu partido", respondeu Mikael sobre quem era o responsável por sua indicação.

Mikael é oficialmente filiado ao Partido da Mulher Brasileira (PMB), conforme os registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas o apadrinhamento para entrar no Ministério do Trabalho partiu do PTB.

A nomeação dele para o cargo de gestor financeiro do ministério foi assinada pelo então secretário-executivo da pasta, Helton Yomura - hoje, ministro interino do Trabalho.

Mikael Medeiros foi nomeado para o ministério em outubro do ano passado para coordenar a área de recursos logísticos. Uma auditoria do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU) apontou superfaturamento nos contratos com a B2T e recomendou a paralisação de pagamentos à empresa.

UE, Japão e EUA discutirão tarifas de importação no sábado, em Bruxelas
A União Europeia preparou uma lista de produtos dos Estados Unidos que podem ser alvos de retaliação caso suas exportações sejam atingidas.

Um dia depois de Mikael assumir a função, o ministério liberou uma ordem de pagamento de R$ 22 milhões à empresa.

Servidores de carreira se recusavam a fazer esses pagamentos.

Dois meses após a contratação, Mikael mudou de função e passou a ser gestor financeiro. A mãe dele é diarista e recebe Bolsa-Família.

"Algumas vezes, o ministro se queixou para mim: 'Devo lealdade ao Jovair (...) Porque você sabe: o Jovair me pede".

O GLOBO tentou falar nesta sexta-feira com o ministro Helton Yomura.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL