Trabalhadores nascidos em maio e junho podem sacar — Pis/Pasep

Judith Bessette
Março 15, 2018

No caso do Pasep, pago a servidores públicos pelo Banco do Brasil, o pagamento começa para quem tem finais da inscrição 8 e 9. Após essa data, o recurso voltará para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Tem direito a este dinheiro do PIS todos os trabalhadores da iniciativa privada que nasceram entre os meses de maio e junho, sendo o pagamento feito pela #Caixa Econômica Federal. Além disso, é preciso que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). O ano base do benefício é o de 2016.

O valor pago é de até um salário mínimo (atualmente R$ 954), e varia de acordo com o tempo que a pessoa trabalhou. Quem nasceu nos meses de julho a dezembro recebeu o benefício em 2017.

UE pede que Reino Unido passe dos discursos a acordos concretos — Brexit
O Observatório calcula que em 2016 tenham saído de Portugal cerca de 100 mil pessoas, menos 10 mil que no ano anterior. No ano passado, a emigração portuguesa para terras de Sua Majestade diminuiu 26%, mostra o Observatório da Emigração.

"O abono é garantido para quem no ano-base recebeu, em média, até dois salários mínimos, está cadastrado há pelo menos 5 anos no PIS/PASEP; ele garante que o trabalhador tem direito a receber um salário a mais anualmente, conhecido como 14º salário". Aqueles que acumularam 30 dias de trabalho ganharão a quantia mínima.

Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Caso isso não tenha ocorrido, devem procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. O valor do benefício pode ser consultado no Aplicativo Caixa Trabalhador, no site ou pelo telefone: 0800 726 0207. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil. Os recursos ficarão disponíveis até 29 de junho. Os trabalhadores da iniciativa privada, vinculados ao PIS, devem sacar o dinheiro na Caixa. Porém, quem ainda não foi efetuar o saque, pode ficar tranquilo porque o dinheiro estará disponível até o dia 29 de junho deste ano, sendo este o prazo final para recebimento.

Desde o último mês de fevereiro que vem sendo depositado o abono salarial PIS/PASEP, referente ao calendário 2017-2018, ano-base 2016 [VIDEO]. Foram sacados R$ 3,9 bilhões, ou 18,2% do total, por 2,9 milhões de cotistas (25,5% do total), até 31 de janeiro, de acordo com o Ministério do Planejamento.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL