Número de mortes por febre amarela chega a 300

Oceane Deschanel
Março 16, 2018

A campanha de vacinação contra a doença começou no município em setembro do ano passado no distrito Anhanguera, na região norte, e expandida para outros distritos da região após a confirmação da morte de um macaco por febre amarela no Horto Florestal.

De acordo com um balanço divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde, sete milhões de pessoas foram vacinadas no estado, 76% da meta de 9,2 milhões pessoas. No Estado de São Paulo foram 326 registros com 116 mortes. Ao todo, foram notificados 3.483 casos suspeitos, sendo que 1.794 foram descartados e 769 permanecem em investigação, neste período.

Os estados mais afetados pela doença são Minas Gerais, com 415 casos e 130 mortes, e São Paulo, com 376 casos e 120 mortes.

O Centro Estadual de Diagnóstico de Imagem do Rio de Janeiro (Rio Imagem) está imunizando os cariocas, que ainda não tomaram a vacina da febre amarela, em um horário especial, de 7h às 22h.

Novo trailer de Vingadores: Guerra Infinita será lançado nesta sexta-feira
Os Vingadores e seus aliados devem se dispor a sacrificar tudo em uma tentativa de derrotar o poderoso Thanos antes que seu ataque de devastação e ruina dê um fim ao universo.

Avisos nas entradas dos três parques orientam o público sobre a importância de estar vacinado contra a febre amarela, no mínimo 10 dias antes da visita.

Nos meses seguintes, a ação preventiva foi expandida para outras regiões da capital, levando-se em consideração a proximidade com áreas de risco de contato com o vírus da febre amarela, como os chamados corredores ecológicos.

O secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Júnior, afirma que a unidade vai contar com médicos de plantão para fazer a avaliação de idosos e pessoas que precisam de recomendação.

Até o momento, foram confirmadas 136 epizootias (morte de primatas não-humanos no município pela doença) e oito casos autóctones da doença em moradores de São Paulo. Desde 25 de janeiro, quando a campanha com doses fracionadas teve início, foram aplicadas 2.413.071 doses. Segundo o ministério, naquela época foram 468 casos confirmados e 147 óbitos.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL