Páscoa vira golpe no WhatsApp

Eloi Lecerf
Março 17, 2018

Enviado por mensagem de WhatsApp, o golpe pedia que as pessoas respondessem a três perguntas sobre Páscoa: 1) qual presente é comum receber na Páscoa?; 2) o coelho da Páscoa simboliza o quê? e 3) que país festeja a Páscoa com as pessoas fazendo guerra de ovos, em vez de comer os de chocolate?. Desta vez, o alto preço dos ovos de chocolate que são parte fundamental da comemoração tem incentivado usuários do WhatsApp a clicar em uma falsa promoção que promete cupons de até R$ 800.

Se a vítima vai até o fim do questionário e tenta resgatar o voucher, o usuário autoriza o recebimento de notificações por meio do navegador, o que é um canal a mais para o cibercriminoso alcançar o usuário outras vezes, abrindo a porta para outras fraudes. De acordo com a companhia de segurança digital PSafe, a ação já atingiu 309 mil pessoas, número de acessos bloqueados à armadilha pelo aplicativo de segurança DFNDR Security.

Convocado por Tite, Filipe Luis sofre grave lesão
Os exames mostram que Filipe Luís sofreu uma fratura da fíbula da perna esquerda, informou o Atlético de Madrid em um comunicado. Filipe foi um dos laterais chamados por Tite para os jogos contra Rússia e Alemanha, nos próximos dias 23 e 27 de março.

O objetivo final do vírus é lucrar em cima do usuário captando informações com dados pessoais e número de cartão de crédito, por exemplo. Além disso, manter uma rotina de cuidado quando usa o seu smartphone é outra dica bastante valiosa.

"Além disso, é importante que o usuário crie o hábito de se certificar se as páginas de promoção e de Facebook realmente pertencem às marcas que elas indicam pertencer", afirma Simoni.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL