Atividade econômica cai 0,56% em janeiro, aponta Banco Central

Judith Bessette
Março 20, 2018

Divulgado pelo Banco Central, o indicador é conhecido como "prévia do PIB".

Ao todo, a mineração registrou em 2017 uma queda de 2%.

Após quatro meses de expansão, a economia brasileira começou 2018 em queda. Na comparação anual, o resultado também ficou dentro das projeções coletadas, que variaram de +1,20% a +3,35%, com mediana de +2 40%. O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. No entanto, o resultado veio melhor que a previsão dos analistas do mercado financeiro que era de uma baixa de 0,8% no primeiro mês do ano.

Com a revisão do dado de dezembro, a alta do IBC-Br em 2017 saiu de 1,04% para 1%, sendo que o desempenho do quarto trimestre, em relação aos três meses antecedentes, foi de expansão de 1,09%, em vez de 1,26% como reportado previamente.

Jogador do Farense esfaqueado junto a bar
Natural de Almancil, no concelho de Loulé, este é o segundo ano de Tavinho como atacante do clube de Faro. Segundo o jornal Record, o suspeito teria deixado a prisão há cerca de dois meses.

A queda do indicador, em janeiro deste ano, acontece após quatro meses de expansão. Os resultados do IBC-Br, porém, nem sempre mostraram proximidade com os dados oficiais do PIB. Em outubro, o índice foi de +0,42% para +0,29%. O dado de agosto foi de -0,27% para -0,32% e o de julho passou de +0,35% para +0,29%.

A maioria das atividades econômicas registraram alta em 2017, mas os setores de serviços pessoais e comércio foram os que mais contribuíram para o resultado.

O comportamento do indicador no mês de janeiro foi influenciado pela queda de 2,4% da produção industrial, avanço de 0,9% do varejo e recuo de 1,9% do volume de serviços.

Em destaque está a indústria, que teve forte baixa em janeiro: 2,4%. Já pelo lado da demanda, são computados dados do consumo das famílias, consumo do governo e investimentos, além de exportações e importações.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL