Helicóptero com Lula chega à sede da PF em Curitiba

Rebecca Barbier
Abril 11, 2018

Segundo o portal de notícias da Globo (G1), o avião que transportava o antigo chefe de Estado do Brasil aterrou no aeroporto Afonso Pena às 22h01 (mais quatro horas em Lisboa), tendo Lula da Silva seguido depois de helicóptero para as instalações da Polícia Federal.

Nos instantes seguintes, a Tropa de Choque da Polícia Militar iniciou a dispersão de cerca de 400 pessoas que apoiavam Lula com bombas de gás e balas de borracha.

O batalhão de choque isolou o prédio da PF. Oito pessoas ficaram feridas.

Perguntado sobre rojões lançados por grupos contra o ex-presidente, que caíram no estacionamento do prédio da Polícia Federal, o comandante respondeu que não poderia se posicionar porque não viu o material. Barricadas foram improvisadas por manifestantes em todas as saídas do edifício. "(.) Uma tentativa vã porque Lula voltará", disse ele em mensagem publicada no blog Nocaute. O texto afirma que há dúvidas se o ex-presidente se apresentará voluntariamente. Ele comeu um pão com manteiga e tomou um copo de café com leite.

Questionado sobre o uso de bombas contra manifestantes, Carmo disse que houve duas explosões no meio dos manifestantes. "Vou cumprir o mandado deles para fazer a transferência de responsabilidade". Moro afirmou na sentença que as reformas executadas no apartamento pela empresa OAS provam que o imóvel era destinado ao ex-presidente em troca de ajuda a empreiteira OAS em contratos com a Petrobras. Eu não sou mais um ser humano, sou uma ideia.

Pena Lula não terá privilégio em cela, determina Moro
O petista teve direito a uma sala especial porque, enquanto era presidente, foi chefe das Forças Armadas. A defesa e aliados do ex-presidente esperam que ele não permaneça preso por muito tempo.

"Vocês vão ter que virar Lula, andar por esse país fazendo o que têm de fazer". O New York Times, em sua versão em espanhol, colocou na manchete a "virada" na carreira de um operário metalúrgico, que enfrentou a ditadura e chegou à Presidência da República. Finalizando, Lula promete que vai sair de "cabeça erguida e peito estufado" porque tem a convicção de que não cometeu crime nenhum.

Ele foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. "Eu tenho a imprensa me atacando; eles não se dão conta que quanto mais me atacam mais cresce relação com o povo".

Próximo do tempo se esgotar, na sexta-feira, foi feito um contato e o que era para ser os acertos finais de operacionalização da chegada de Lula virou uma negociação por condições da rendição e a forma de tratamento dispensada a ele. Mas uma estratégia do petista acabou por alterar o roteiro traçado pelo magistrado, estendendo para o final de semana o imbróglio sobre a situação.

O primeiro dia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na carceragem da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba amanheceu tranquilo. "Eles têm que saber que a morte de um combatente não para a revolução".

Na madrugada de quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) tinha já negado um 'habeas corpus' também apresentado pela defesa de Lula da Silva, que visava evitar a sua prisão antes de se esgotarem os recursos na Justiça.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL