Enem 2018: Divulgado resultado do pedido de isenção da taxa de inscrição

Oceane Deschanel
Abril 24, 2018

O resultado dos pedidos de isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) foi divulgado na manhã desta segunda-feira (23). Os candidatos que tiveram o pedido de isenção do ENEM reprovado totalizam 500.513 pessoas. Neste caso, deverá apresentar novos documentos. Isso signfica que 3.318.149 pessoas não terão que pagar para realizar a prova. Destes, 956.128 foram contemplados e 15.796 foram reprovados. A gratuidade é assegurada para os estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio em escola da rede pública, ou que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, e pertença a família cuja renda mensal, por pessoa, não seja superior a um salário mínimo e meio (R$ 1.431).

- Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico): participantes com renda familiar de meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos. Segundo o Inep, há uma complementação com as mudanças anunciadas pelo MEC e Inep no Enem2017 "para evitar o gasto desnecessário do dinheiro público". As últimas cinco edições do Enem, juntas, representaram um prejuízo de R$ 962 milhões com participantes que se inscreveram, mas não compareceram às provas. O resultado do recurso deve ser divulgado no sábado, dia 5 de maio. Quem teve a isenção aprovada já está liberado do pagamento da taxa, mas deve fazer a inscrição normalmente entre 7 e 18 de maio. O prazo é igual para os que tiveram justificativa de ausência reprovada. Na ocasião, os participantes isentos equivaleram a 70% de todas as inscrições realizadas.

Para que serve o ENEM 2018?

Fim do WhatsApp? Google desenvolve novo rival de peso
Será possível enviar conteúdo multimídia, emojis e outros recursos que já fazem parte de mensageiros. O mais recente entre eles é o Allo, mas há também o Hangouts e, antes, havia o Google Talk.

Em novembro de 2017, durante a 'Operação Passe Fácil', foram cumpridos 31 mandados de busca e apreensão e 31 de condução coercitiva em Mato Grosso e outros 12 Estados (PE, BA, CE, ES, GO, MA, MG, PA, PI, PR, RS e SP).

Em 2018, também é a primeira vez que os aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) têm direito à gratuidade na taxa de inscrição do Enem.

Ainda assim, estudantes precisam aguardar a realização do ENEM e do SISU para ingressar na universidade.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL