Israel e Chipre (favoritos à vitória) passam à final da Eurovisão

Rebecca Barbier
Mai 11, 2018

Sérvia, Moldávia, Hungria, Ucrânia, Suécia, Austrália, Noruega, Dinamarca, Eslovénia e Holanda foram as canções mais votadas na segunda semifinal do Festival da Eurovisão da Canção, que decorreu na noite desta quinta-feira, na Altice Arena em Lisboa, qualificando-se assim para a final.

No horário em que a primeira semifinal foi emitida, entre as 20:00 e as 22:15, "a RTP1 foi líder perante a SIC (18,1% e 785 mil espectadores) e a TVI (21.4% e 929 espectadores)".

Na terça-feira, durante a primeira semifinal, ficaram apuradas para a final as canções da Áustria, Estónia, Chipre, Lituânia, Israel, Republica Checa, Bulgária, Albânia, Finlândia e Irlanda, entre as 19 em competição.

Lisboa esteve hoje na casa de milhões de espetadores em todo o mundo, com a primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção.

Puigdemont escolhe sucessor na presidência do Governo catalão
Carles Puigdemont desistiu da tentativa de ser eleito à distância e designou Torra no seu lugar. Os separatistas venceram as eleições regionais realizadas em dezembro.

A final está agendada para o dia 12 de maio, sábado.

A final será transmitida nos 43 países que participam no concurso.

Recorde-se que Portugal (Cláudia Pascoal e Isaura cantam 'O Jardim'), por ser o país anfitrião deste ano, tem garantida passagem direta para a final do evento.

Espanha, Itália, França, Alemanha e Reino Unido estão lá porque, no fundo, são os países que mais dinheiro desembolsam para concretizar o Eurovisão. Além disso, de acordo com a organização, "foram também vendidos direitos de transmissão para os Estados Unidos da América e a China". Tudo somado, a audiência potencial é de 200 milhões de telespectadores. Estes países só competem na final, por fazerem parte do grupo dos chamados 'Big 5' (que inclui ainda Espanha e Reino Unido), os países que contribuem com mais verbas para a European Broadcasting Union (EBU, na sigla em inglês), que organiza o concurso.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL