China Three Gorges faz proposta pela EDP Portugal, mas oferece prêmio baixo

Patrice Gainsbourg
Mai 12, 2018

Segundo o "Expresso", o governo de Portugal não deve criar entraves à operação, pelo contrário.

A China Three Gorges afirma ainda que procurará manter "uma política de dividendos estável, não abaixo do que foi divulgado no último plano de negócios" da EDP.

O valor total da proposta é de 9,07 bilhões de euros (10,83 bilhões de dólares), excluindo uma participação de 23 por cento já detida pela CTG na companhia, disse em comunicado nesta sexta-feira em Lisboa a empresa chinesa, que é a maior acionista da EDP.

A obrigação de oferecer uma contrapartida mínima equivalente à cotação média dos últimos seis meses das ações da empresa-alvo coloca o preço da OPA em pelo menos 2,941 euros por ação.

"Nós não temos nada a opor, não temos nenhuma reserva.os investidores chineses têm sido bons investidores quer na REN, quer na EDP, quer em outros. Nós somos um país aberto não temnos uma visão fechada", disse o primeiro-ministro, citado pela "Reuters".

Israel e Chipre (favoritos à vitória) passam à final da Eurovisão
Lisboa esteve hoje na casa de milhões de espetadores em todo o mundo, com a primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção . Tudo somado, a audiência potencial é de 200 milhões de telespectadores.

António Costa adiantou ainda que os investidores chineses "têm sido muito respeitadores" da realidade portuguesa, "têm tido uma actuação correcta e empenhada", sendo esta questão dos accionistas, e não do Estado.

"O que é importante todos sabermos e o que devemos estar interessados é o que é que os acionistas que propõem lançar uma OPA propõem fazer com a empresa, qual o futuro que veem para a empresa e que ambição para o desenvolvimento da empresa".

A CMVM suspendeu a negociação dos títulos da EDP e da subsidiária EDP Renováveis após a divulgação da notícia.

A EDP Brasil tem 2,8 gigawatts em capacidade instalada, enquanto a CTG Brasil opera 8,27 gigawatts em empreendimentos de geração.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL