Coreia do Norte marca data para desmantelar local de testes nucleares

Patrice Gainsbourg
Mai 12, 2018

A Coreia do Norte anunciou este sábado que está a adotar "medidas técnicas" para desmantelar o seu complexo de ensaios nucleares, a numa zona montanhosa perto da fronteira com a China.

O comunicado refere que o desmantelamento incluirá a explosão dos túneis, o bloqueamento das entradas e a eliminação de todas as instalações de observação, centros de investigação e de testes.

Outro destaque informado sobre a ação para destruição será que o país vai receber jornalistas estrangeiros para acompanhar as medidas sendo tomadas.

Foi neste complexo subterrâneo que se realizaram os seis testes nucleares realizados por Pyongyang, o último dos quais em setembro de 2017.

Taubaté participa da campanha Maio Amarelo
Por isso, quando ocorre um acidente, os prejuízos não são apenas individuais, mas sociais. Em Tietê serão realizadas ações educativas em escolas, nas redes sociais entre outras.

"Se a Coreia do Norte tomar medidas corajosas para uma desnuclearização rápida, os Estados Unidos estão prontos a trabalhar com a Coreia do Norte para a levar ao mesmo nível de prosperidade dos nossos amigos sul-coreanos", declarou o secretário de Estado, Mike Pompeo, de regresso da Coreia do Norte onde se encontrou com o dirigente norte-coreano para preparar a cimeira com o Presidente Donald Trump.

Kim revelou planos de fechar o local dos testes nucleares durante reunião com o presidente sul-coreano Moon Jae-in, no mês passado.

Os Estados Unidos irão ajudar no crescimento da economia da Coreia do Norte, se o país tomar medidas firmes para se livrar de suas armas nucleares de forma permanente e verificável, disse o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL