Sem Lula, Bolsonaro lidera, seguido por Marina e Ciro — Pesquisa

Judith Bessette
Mai 14, 2018

Bolsonaro lidera o principal cenário da pesquisa com 19,7% das intenções de voto -só com os 5 principais candidatos.

O candidato de direita às presidenciais do Brasil, Jair Bolsonaro, segue à frente nas intenções de voto a menos de cinco meses da ida às urnas, com o esquerdista Ciro Gomes a disputar o segundo lugar com Marina Silva, mais moderada.

Lula manteve os mesmos 33,4 por cento das intenções de voto que tinha em pesquisa de Março, à frente de Bolsonaro (PSL), com 16,7 por cento, e Marina Silva, da Rede, com 7,6 por cento. As Forças Armadas aparecem em seguida, com 16,2% de confiança, seguida pela Justiça, com 8,6%, e a imprensa, com 5%.

Em Março, Bolsonaro tinha 20 por cento no cenário sem Lula, enquanto Marina Silva aparecia com 12,8 por cento e Ciro tinha 8,1 por cento.

Lula: 18,6% Jair Bolsonaro: 12,4% Ciro Gomes: 1,7% Marina Silva: 1,3% Geraldo Alckmin: 1,2% Joaquim Barbosa: 1% Álvaro Dias: 0,9% Outros: 1,8% Branco/Nulo: 21,4% Indecisos: 39,6%.

Which is your favorite new feature coming in Android P?
Google is replacing the virtual navigation buttons we know and love with a single pill-shaped icon and a whole bunch of swiping. So what does Android P offer that's new for users? Android P would completely revamp the core navigation on the device.

No primeiro levantamento divulgado após a prisão do ex-presidente, o petista lidera com 32,4%, seguido de Bolsonaro, com 16,7%, Marina, com 7,6%, e Ciro, com 5,4%. O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) aparece em quinto lugar, com 4% das intenções de voto, no cenário com Lula na disputa, seguido pelo senador Álvaro Dias (Podemos), que teria 2,5%.

O ex-presidente Lula (PT) lidera em todos os cenários de 2ª turno testados com seu nome, mas tem chances mínimas de ter sua candidatura autorizada pela Justiça Eleitoral.

Manuela D'Ávila (PCdoB), Guilherme Boulos (Psol), João Amoêdo (Novo), Henrique Meirelles (MDB), Flávio Rocha (PRB), Rodrigo Maia (DEM) e Paulo Rabello Castro (PSC) ficaram abaixo de 1%. A pesquisa contratada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e realizada pelo MDA, mostra, porém, que Lula ganharia a corrida presidencial em todas as possibilidades, caso conseguisse se candidatar. Ambos empatariam com 27,2%, segundo a projeção da CNT/MDA.

Marina, por sua vez, mantém a posição que já tinha na pesquisa anterior, mas agora em empate técnico com Ciro em todos os cenários, mesmo que numericamente à frente. A ele segue-se a ambientalista Marina Silva, do partido Rede Sustentabilidade, com 11,2% dos votos. O presidente Michel Temer (MDB) tem a maior rejeição, com 87,8% dos entrevistas dizendo que não votariam de jeito nenhum nele. Marina Silva é a segunda mais rejeitada, com 56,5%, seguida por Alckmin, com 55,9%, e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), com 55,6%.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas entre os dias 9 e 12 de maio, em 137 cidades. O código de registro do levantamento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-09430/2018. O nível de confiança do levantamento é de 95%.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL