Aposentadoria por idade só poderá ser pedida por telefone ou internet

Patrice Gainsbourg
Mai 17, 2018

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou nesta quarta-feira (16) que a partir da próxima segunda-feira (21), os pedidos de aposentadoria urbana por idade só poderão ser feitos pelo telefone do serviço discando 135 ou pela internet acessando a área Meu INSS no site do Instituto. As solicitações, feitas por internet ou telefone, vão ser analisadas automaticamente.

Com a mudança, os trabalhadores só terão de comparecer ao local se houver alguma pendência no pedido, ou seja, caso faltem documentos que comprovem o direito de se aposentar por idade. Assim que uma solicitação for encaminhada, os beneficiários serão capazes de acompanhar o andamento a partir de um protocolo. Além da aposentadoria por idade - que exige 60 anos para mulheres e 65 anos para homens, mais 15 anos de contribuições ao INSS -, o salário-maternidade também será liberado desta forma.

Correia: Anastasia quer levar para Minas a agenda do golpe?
O ato foi realizado em um hotel em Contagem, na região metropolitana de BH, maior cidade governada pela legenda no Estado. Aécio, por exemplo, ainda não se decidiu se irá disputar uma vaga no Senado ou na Câmara dos Deputados.

Segundo o instituto, a medida deve agilizar a concessão desse tipo de aposentadoria.

No documento, há informações sobre os cálculos usados pelo INSS e sobre a data de pagamento do primeiro benefício. Segundo o órgão, os segurados interessados em atualizar seus dados cadastrais ou transferir seus benefícios para outras agências, por exemplo, terão que agendar dia e hora para fazerem suas solicitações. Com informações da Folhapress.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL