Aposentadoria por idade só poderá ser pedida por telefone ou internet

Patrice Gainsbourg
Mai 17, 2018

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou nesta quarta-feira (16) que a partir da próxima segunda-feira (21), os pedidos de aposentadoria urbana por idade só poderão ser feitos pelo telefone do serviço discando 135 ou pela internet acessando a área Meu INSS no site do Instituto. As solicitações, feitas por internet ou telefone, vão ser analisadas automaticamente.

Com a mudança, os trabalhadores só terão de comparecer ao local se houver alguma pendência no pedido, ou seja, caso faltem documentos que comprovem o direito de se aposentar por idade. Assim que uma solicitação for encaminhada, os beneficiários serão capazes de acompanhar o andamento a partir de um protocolo. Além da aposentadoria por idade - que exige 60 anos para mulheres e 65 anos para homens, mais 15 anos de contribuições ao INSS -, o salário-maternidade também será liberado desta forma.

Afonso Pena e mais seis vão ganhar autodespacho de bagagens
Recife , em Pernambuco, será a primeira cidade a ter o sistema implantado , já no segundo semestre de 2018. A Infraero disse ainda que o autodespacho de bagagens observará as políticas de cada companhia aérea.

Segundo o instituto, a medida deve agilizar a concessão desse tipo de aposentadoria.

No documento, há informações sobre os cálculos usados pelo INSS e sobre a data de pagamento do primeiro benefício. Segundo o órgão, os segurados interessados em atualizar seus dados cadastrais ou transferir seus benefícios para outras agências, por exemplo, terão que agendar dia e hora para fazerem suas solicitações. Com informações da Folhapress.

Outros relatórios LazerEsportes

Discuta este artigo

SIGA O NOSSO JORNAL