Primeiro, o fechamento do CT em Curitiba. Depois, a dissolução da seleção permanente e a saída do técnico Oleg Ostapenko, grande responsável pelo crescimento da ginástica brasileira.
Em 2009, tudo recomeça do zero para uma seleção que já tem Jade Barbosa, Daniela Hypólito e Daiane dos Santos quase fora de combate. E com Irina Ilyashenko, ex-auxiliar de Oleg, como a nova técnica da seleção.
A decisão, divulgada no fim da tarde da última quinta-feira, parece não ter surpreendido as ginastas brasileiras, já que a nova comandante tem nas costas 11 anos de trabalho com a seleção. Irina tem um bom relacionamento com as meninas e deve dar sequência ao trabalho realizado por seu antecessor.
Depois de tanto trabalho, parece que Ostapenko cansou. Não sei se da ginástica ou de tanta falta de apoio a um trabalho que merece todos os elogios do mundo.
O Brasil era um país sem tradição na ginástica artística a brigar quase de igual para igual com as grandes potências do mundo. E o trabalho disciplinador de Ostapenko redefiniu a história da ginástica feminina no país.
Irina assume num momento ingrato. Nossas melhores ginastas estão prestes a dar adeus e as novatas podem não segurar a onda.
Como não houve tempo do Brasil chegar à consolidação de país formador de ginastas (tempo que não é menor do que duas décadas), tudo pode ir por água, ou melhor, cavalo abaixo.
Boa sorte, Irina. E bom trabalho!
Publicado por helio em Esportes Olímpicos, Notícias Esportivas, ginástica olímpica em 7 fevereiro , 2009
brasil, Confederaçao brasileira de ginastica, Daiane dos Santos, Danielle Hypólito, Ginastica, Irina, Jade Barbosa, Oleg Ostapenko
É importante ressaltar que a nova seleção escolhida tanto na categoria adulta como na juvenil com suas titulares escolhidas em Fevereiro deste ano em seletiva realizada em Curitiba aonde ainda funciona a sede da CBG,irá participar de um Campeonato Internacional por Equipes na Itália e dps a equipe adulta da seleção,incluindo Daniele Hipólito voa direto para a Alemanha-Cottbus para a 1ª etapa da Copa da Mundo de Ginástica.Enquanto as juvenis retornarão para suas cidades até reunirem-se em nova competição internacional.
Hélio escreve > Muito obrigado, Patrícia, pela sua contribuição. por não querer fazer posts extensos demais, às vezes acabamos por omitir um ou outro detalhe importante. valeu mesmo!!!