Vai começar a Taça Libertadores, a maior competição futebolística das Américas em 2009. Representando o país e querendo o título, São Paulo, Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras, os mais bem colocados do Brasileirão 2008, e Sport, campeão da Copa do Brasil.
Campeã no ano passado ao vencer o Fluminense em pleno Maracanã, a LDU defende seu primeiro título na Libertadores jogando novamente no chamado “grupo da morte”, contra Palmeiras, Colo-colo e Sport.
Outrora deixada de lado pelos clubes brasileiros, a Libertadores hoje é o grande filé do futebol do continente. Por causa de seus prêmios, os melhores entre todas as competições sul-americanas, e a chance de jogar o Mundial Interclubes, que dá visibilidade em todo o planeta (e valores ainda maiores como premiação), disputá-la passou a ser o objetivo principal de qualquer equipe brasileira.
Além dos clubes, a maneira como a imprensa lida com a competição também mudou. Se antes o que valia era conquistar um título, hoje é a sequência de competições que é destacada como o foco da comunicação.
Por exemplo: antes o motivo era ganhar a Copa do Brasil. Hoje, o que vale é a vaga para a Libertadores.
Bem, o prato principal do ano está servido. Que um dos brasileiros consiga chegar à sobremesa e lamber os beiços.
Publicado por helio em - Cruzeiro, - Grêmio, - Palmeiras, - São Paulo, Libertadores da América, Notas de Futebol, Notícias Esportivas em 11 fevereiro , 2009
- Cruzeiro, - Grêmio, - Palmeiras, - São Paulo, Mundial Interclubes, Sport, Taça Libertadores, título