Parece estranho, né? Esportes também estão na briga para estarem presentes nas Olimpíadas? Sim. Sete modalidades esportivas brigam por duas vagas em aberto para os Jogos de 2016. São elas: squash, beisebol, caratê, golfe, rugby, patinação e softbol.
Para ver quais esportes vão participar dos jogos, membros da Comissão do Programa Olímpico do COI – Comitê Olímpico Internacional, irão assistir competições das federações postulantes para ver quais melhor representam o espírito descrito por Pierre de Coubertain, o autor da frase “O importante não é vencer, mas competir”.
O processo de escolha é parecido com o das cidades que sediam os jogos. Muitas perguntas, análises, avaliações… e ao final, entrarão duas modalidades.
É engraçado como os países fazem lobby para que entrem apenas os esportes nos quais são bons.
Lembro muito bem de quando tentamos colocar o Futsal. Nossa, o que choveu de país desenvolvido dizendo que não poderia. E com as argumentações muito mais fracas.
É sempre assim. Na hora de pouca farinha, meu pirão primeiro, como diria minha mãe. Espírito olímpico?!? Quem tem interesses comerciais, nessas horas, o deixa em casa.
Publicado por helio em Esportes Olímpicos, Notícias Esportivas em 19 fevereiro , 2009
COI, escolha, golfe, jogos Olimpicos, modalidades, rugby, softbol