Mais uma perda difícil de aceitar. Kamila Skolimowska, de 26 anos, que foi medalha de ouro no lançamento de martelo em Sydney-2000, faleceu esta semana durante um treino, em Portugal.
A causa da morte ainda será definida, após autópsia, mas os médicos portugueses acreditam em ataque cardíaco. Já os médicos da federação polonesa acham que foi uma embolia pulmonar. Kamila foi a mais jovem campeã olímpica na prova do martelo.
De qualquer forma, é muito estranho uma atleta falecer por esses motivos, antes dos 30 anos. Muito se fala das inúmeras possibilidades de doping no atletismo, mas seria leviano de minha parte afirmar que a causa da morte tem algo a ver com isso.
Mas todos sabem que não é fácil a vida dos atletas de alto rendimento. A pressão é muito grande por parte dos torcedores, técnicos e patrocinadores. Não estar entre os primeiros significa perder investimentos e qualidade de vida.
Triste também é ver atletas, que por seus resultados e medalhas são considerados exemplos de saúde perfeita, muitas vezes escondem tratamentos experimentais para dar a eles o poder da superação e o gosto da vitória. Muitas vezes, com consequências muito graves, que não vemos por não estarem mais sob os holofotes da glória.
De qualquer forma, perder alguém aos 26 anos, com tanto potencial de vida esportiva e, principalmente, pessoal, é sempre uma tragédia. Que descanse em paz.
Publicado por helio em Atletismo, Esportes Olímpicos, Notícias Esportivas em 20 fevereiro , 2009