Quantas vezes vemos jovens promessas do esporte perderem um e outro campeonato simplesmente por não terem tido a oportunidade de treinar profissionalmente. Principalmente no Brasil – onde existe uma grande parte da população carente – o esporte deveria ser encarado com mais respeito e seriedade a fim de que nossos jovens pudessem aprender desde cedo a trabalhar em equipe, compreender o que é disciplina, cuidar da sua saúde física e mental e acostumar-se a tantos outros benefícios que traz a prática esportiva às nossas vidas.
Pensando justamente nesses talentos que – futuramente serão nossos campeões olímpicos – a Fundação Vale desenvolveu um interessante projeto que tem como objetivo fomentar a capacidade desses jovens nas modalidades de judô, natação e atletismo, dispondo de toda uma infra-estrutura e apoio necessários para que em 2016, o Brasil possa subir ao pódio mais vezes.
O nome da ação chama-se Brasil Vale Ouro e funciona dentro das chamadas Estações Conhecimento – núcleos de desenvolvimento humano, onde jovens de 7 a 19 anos são inseridos em programas de esportes, cultura, educação profissional visando capacitá-los e atender suas muitas necessidades. A primeira Estação Conhecimento é a de Tucumã, localizada no sudeste do Pará.
Os jovens treinados pela Vale que obtiverem destaque e índice olímpico dentro das três ditas modalidades esportivas serão encaminhados para o Centro Nacional de Excelência do Brasil Vale Ouro, onde terão o tratamento de qualquer atleta profissional merece.
Patrocinado pelo Ministério de Defesa juntamente com o Ministério de Esportes, os Centros de Excelência dispõem de pista profissional de atletismo; dois alojamentos com capacidade para 100 atletas e um dos mais modernos ginásios de judô do Brasil, com seis áreas de treinamento simultâneas (dojôs) e arquibancada para 1.500 pessoas.
Além disso, os atletas contarão com uma ajuda financeira, assim como um acompanhamento de médico, nutricionistas,fisioterapeutas, psicólogos, professores de educação física e até assistentes sociais para que realmente estejam preparados para encarar as dores e delicias de ser um atleta olímpico.
Além do treinamento dos atletas também haverá oficinas para capacitação de técnicos esportivos com padrão internacional, para que o Brasil possa estar no mesmo nível que qualquer outro pais.
Esse projeto vem com o intuito não somente de trazer mais medalhas ao nosso país, mas sim encher nosso coração de orgulho e dar um empurrãozinho àquelas pessoas que tem um grande sonho.
Publicado por fernanda em Atletismo, Esportes Olímpicos, Geral, Vídeos em 14 agosto , 2009
atleta olímpico, atletas olimpicos, Atletismo, Brasil Vale Ouro, Centro Nacional de Excelência do Brasil Vale Ouro, cultura, educação profissional, Estações Conhecimento, Fundação Vale, ginásios de judô, Judô, Ministério de Defesa, Ministério de Esportes, Nataçao, oficinas para capacitação de técnicos esportivos, olimpiadas, pista profissional de atletismo, programa, programas de esportes, projeto
Adorei a iniciativa!!!
Parabéns!!
Parabéns a iniciativa do seu projeto.
Sei o quanto é importante estas iniciativas para o esporte no Brasil.
Tenho uma filha com 12 anos que veleja e estamos criando um lindo projeto para a capacitação destes atletas para o RIO 2016.
Sucesso e a realizações de muitos sonhos é o meu desejo para estes jovens.