Parreira vai usar filme Invictus para incentivar África do Sul na Copa do Mundo deste ano. O país anfitrião vai estar naquele que é considerado por todo o país o grupo da morte na Copa de 2010. E vai mesmo precisar usar como referência o filme que uniu Nelson Mandela, a seleção de rugby e todo o povo do país em busca de um ideal. Nada mais apropriado!
O filme Invictus, aliás, já foi postado aqui no site. É sobre um acontecimento de 1995, que uniu o país em torno do esporte bretão, que era visto como um símbolo da repressão branca, mas que se tornou o retrato de um país possível, no qual negros e brancos jogaram lado a lado.
A importância história do acontecimento é enorme para o país. Em 1995, quando o apartheid ainda era muito forte na África do Sul, o então presidente Nelson Mandela, o maior ícone negro da África do Sul, pediu que seu povo apoiasse o rugby, até então um esporte dos brancos. E os sul-africanos ganharam o campeonato.
Se ontem foi o rugby, agora Parreira tem em suas mãos agora o futebol, paixão dos negros, como uma nova oportunidade de unir a todos em algo muito maior que a vitória de um esporte. Vamos esperar pra ver!
A história verídica contada no filme Invictus, do aclamado diretor Clint Eastwood, foi inspirada no livro Conquistando o Inimigo, de John Carlin.
Ah, aquele papo cultural: veja o filme, leia o livro!
Publicado por helio em - Curiosidades, Copa do Mundo, FIFA, Geral, Notas de Futebol, Notícias Esportivas em 23 fevereiro , 2010
apartheid presidente Nelson Mandela Invictus incentivo Copa África do Sul, Invictus Clint Eastwood livro Conquistando o Inimigo John Carlin incentivo copa África do Sul, Mandela ícone negro Copa África do Sul Invictus, Parreira filme Invictus incentivo Copa África do Sul