Maiô do Michael Phelps pode ser proibido



Phelps em Pequim

Nas passadas olimpíadas de Beijing não menos do que 105 recordes foram batidos na natação, se esse já é um dado impressionante, saiba que a grande maioria dos atletas – entre eles o grande campeão Michael Phelps – usava o LZR, uma roupa especial desenvolvida por engenheiros da NASA que esta levantando a maior polêmica.

O LZR é o traje de natação mais avançado já construído, o valor ronda os 600 euros. Entre suas funções está a de dar maior estabilidade a posição do corpo dentro d’água, dar ao corpo uma forma mais aerodinâmica ajustando mais certas partes, reduzir as oscilações dos músculos e a vibração da pele. O tecido especial inspirado na pele de animais aquáticos reduz o atrito com a água em até um 24%.

Cabe perguntar-se se é realmente justo o uso do LZR. Desde o inicio dessas últimas olimpíadas quando fez estréia, havia por parte da federação internacional a desconfiança, mais foi permitido com a condição de que esteja disponível para todos os atletas. Mesmo assim quando nos primeiros dias do seu uso foram batidos 11 recordes mundiais levantaram-se muitas dúvidas.

Agora a polêmica se reaviva. A FINA (Federação internacional da Natação) vai se reunir em Fevereiro na Suiza para discutir a questão.  Mesmo a roupa estando disponível para todos, até que ponto os atletas dos países menos desenvolvidos tem acesso a tecnologia como essa e estão mais perto de investigações to avançadas. Eles poderiam realmente estar em desvantagem, desde o momento que não se mede puramente a sua capacidade na piscina, mas também a sua acessibilidade a esses acessórios.






Publicado por amaranta em Notícias Esportivas em 12 janeiro , 2009

Tag, , , , , ,

Deixe um comentário.

rss


Patrocinadores