Contrariando seu próprio parecer anterior, a FINA – Federação Internacional dos Desportos Aquáticos,proibiu o uso anteriormente liberado do supermaiô Jaked 01, da Arena. Com isso, foi cassado o recorde do francês Alain Bernard de 20s94, para os 100m livres.
Com a medida, outros cinco recordes também foram cassados. O do japonês Ryosuke Irie, nos 200m costas, o da russa Anastasia Zueva (50m costas – duas vezes), Yulia Efimova (50m peito – também duas vezes).
Os recordes do brasileiro Felipe França (50m peito) e Frederick Bousquet (50m livres) também estão sob investigação, pois ambos usam o mesmo modelo de Alain Bernard. A tendência, infelizmente, é que também sejam desconsiderados.
A polêmica ficou maior porque a FINA, inicialmente, liberou o uso dos maiôs e depois, reviu seu posicionamento, Por entender que a peça auxiliava na flutuabilidade do nadador.
Logo, quem nadou, nadou sob o consentimento da entidade, então, legalmente. Por outro lado, será que, sem a peça, teriam conseguido os mesmos resultados?
Isso, só eles poderão dizer, no Mundial de Roma, em julho.
Publicado por helio em Esportes Olímpicos, Geral, Nataçao, Notícias Esportivas em 23 junho , 2009