Dois grandes clubes brasileiros vivem momentos semelhantes, mas com realidades bem diferentes. Ambos estão na mesma incômoda zona de rebaixamento na tabela do Brasileirão e perderam o título da Taça Libertadores. O Tricolor em 2008, a Raposa em 2009.
A diferença é que o Cruzeiro tem algo que o Flu não tem: organização. Hoje, nas Laranjeiras há um saco de gatos, no qual o patrocinador paga os salários dos principais atletas, dita quem será o treinador e quem será escalado. No Cruzeiro, não.
A administração Zezé Perrella reina absoluta em Minas Gerais. O Cruzeiro vence bem mais do que o Galo nos estaduais e tem feito bom papel em todas as competições nacionais.
Na Toca da Raposa, entende-se que a atual posição é fruto do foco dos esforços dos titulares em conquistar o título continental, enquanto os reservas lutavam no Brasileirão. Assim como aconteceu com o Flu um ano antes.
Só que, no Tricolor, o ano de 2008 continuou sendo de provação mesmo após a perda da Libertadores e o time só se livrou da degola nas rodadas finais, em dezembro.
Não acredito que isso aconteça com o Cruzeiro este ano. O time é sólido, equilibrado e bem treinado. A derrotas por 2 a 1 para o Corinthians, no Mineirão, foi apenas um percalço. Principalmente porque o árbitro expulsou injustamente um cruzeirense quando deu um pênalti inexistente.
E mesmo com 10, o Cruzeiro jogou de igual para igual com um dos melhores times do Brasileirão.
Enquanto isso, uma semana depois de efetivar Vinícius Eutrópio como técnico, volta aquele que Horcades dizia que não retornaria ao comando tricolor enquanto fosse presidente. Mais uma incoerência do pior mandatário tricolor de todos os tempos.
No Flu tem salário em dia. E alto. Mas não tem quem mande. Enquanto o Cruzeiro tem uma administração modelo, que vende um bom jogador a cada seis meses e equilibra as contas mantendo um time vencedor. Vencer, nas Laranjeiras não se sabe o que é isso há dois meses.
Mas vem aí Renato Gaúcho. E a certeza de que nada vai mudar.
Publicado por helio em - Cruzeiro, - Fluminense, Campeonato Brasileiro, Geral, Notas de Futebol, Notícias Esportivas em 21 julho , 2009
- Cruzeiro, - Fluminense, Libertadores, organização, rebaixamento