Esportes melhoram o aprendizado, é o que a ciência acaba de comprovar através de um estudo realizado pela Universidade de Gotemburgo, na Suécia, que avaliou mais de 200 mil jovens em testes esportivos e também provas de QI.
O que antes para muitas pessoas era apenas uma sensação agora é uma afirmação:
A prática de exercícios e a atividade cerebral tem um vínculo muito forte.
Durante a atividade física, temos aumento do fluxo sanguíneo numa área do cérebro denominada hipocampo, que se relaciona diretamente com a memória e com o aprendizado. É o que explica Ricardo Arida, do Departamente de Fisiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Guilherme Correia, um jovem de 19 anos, iniciou 2010 estudando em média sete horas por dia com intenção de ser aprovado no vestibular de engenharia mecânica.
Segundo Guilherme, esse processo de preparação conta com o esporte como aliado. Foi durante suas aulas de karatê que ele percebeu que sua mente funcionava melhor.
“Quando eu fazia atividade física eu fazia um monte de exercício, tinha garra de estudar. Quando eu parava meu desempenho era menor. Eu me distraía”, observou o estudante.
Pena que ainda não é possível afirmar qual esporte tem maior capacidade de auxiliar a mente, mas, de qualquer forma, toda atividade física já traz seus benefícios.
Publicado por Alex em - Curiosidades, Novidades, Qualidade de Vida em 5 fevereiro , 2010
atividade física aprendizado, esporte aliado, esporte atividade cerebral, esporte capacidade auxiliar mente, Esportes aprendizado, hipocampo