Gordon Banks, o Homem que Parou Pelé



Gordon Banks,  goleiro da seleção Inglesa, famoso por defender uma cabeçada de Pelé em 1970, de forma sensacional, é conhecido como O Guardião do Império BritânicoNo auge dos seu 1,83m de altura, “Banks of England” (Bancos da Inglaterra) – apelido que lhe foi dado em trocadilho ao seu sobre nome, participou de 73 jogos pelo selecionado inglês, destes, 35 sem sofrer gols.
Para os ingleses o grande feito de Banks não foi parar Pelé e sim o título da Copa do Mundo de 1966, na terra da Rainha. Nesta Copa o goleiro passou 442 minutos sem sofrer gols – ele este invicto contra: Uruguai,México,França e Argentina, Banks só levou o primeiro gol contra Portugal nas semifinais, vencida pelos ingleses por 2 x 1.
Destino

Gordon Banks trabalhava como ajudante de pedreiro quando foi descoberto por dirigente do Chesterfield em uma pelada. Banks nunca defendeu um dos grandes da Inglaterra, como  Liverpool, Chelsea, Manchester United ou Arsenal. Poucos jogadores de sucesso no  mundo defenderam times pequenos em seus países, Gordon foi um deles.






Deixe um comentário.

rss


Patrocinadores