Escassez de brasileiros na F1 em 2012



2012 aparenta não ser o ano dos brasileiro na Fórmula 1.

Os brasileiros já estão acostumados a ver pilotos de seu país durante a Formula 1, ainda que reclamando que não ganhemos muito. Mas essa situação parece que está para mudar. Ao que tudo indica, em 2012 teremos apenas Felipe Massa correndo nas pistas, com a Ferrari.

A situação da representação brasileira anda delicada: até o momento, das 24 vagas disponíveis para a temporada, só uma é de um brasileiro, no caso Felipe Massa, que após o acidente sofrido em 2009, tem apresentado resultados cada vez mais inferiores e já se especula fortemente que ele será desligado da Ferrari em 2013.

Dos pilotos brasileiros que tentam ainda entrar na temporada 2012, o veterano Rubens Barrichello tenta manter sua vaga na Williams, mas ainda a está disputando com o alemão Adrian Sutil, o Russo Vitaly Petrov e o brasileiro Bruno Senna.

Senna aliás, tenta além da vaga na Williams, uma vaga na Caterham, que teoricamente pertence ao decadente porém apadrinhado Jarno Trulli, como o agente de Trulli é acionista da Caterham, se algum piloto pagar o dobro do que o Trulli custa para correr, pode ficar com a vaga deste. Bruno Senna e Vitaly Petrov estão tentando “comprar” a vaga de Trulli. Lucas di Grassi e Luiz Razia aparentam já ter desistido de conseguir correr este ano, e alguns até pensam em mudar de categoria (como fez Nelsinho Piquet em 2009 ao ir para a Nascar).

Desde o começo dos anos 80 o Brasil tem pelo menos 2 representantes na temporada (antes desta época é difícil contabilizar isto, pois os acidentes sérios/fatais e as trocas de pilotos eram muito mais frequentes e chegavam a correr mais de 40 pilotos por temporada, mesmo que não houvessem sequer 15 equipes.

Porém, mesmo que apenas Felipe Massa comece o ano como representante do Brasil na temporada, ainda há esperanças, o retorno do talentoso porém inconstante Kimi Raikonnen chama grande atenção para o finlandês e sua vaga, caso ele tenha um péssimo retorno e desista de competir, sua vaga ficará com o piloto reserva da Lotus (vaga reserva esta disputada por Bruno Senna e Vitaly Petrov). O mesmo pode acontecer na Williams ou alguma outra equipe.

 

Fonte: Leonardo Reitano






Publicado por em 2012, Automobilismo, Bastidores, Fórmula 1 em 29 dezembro , 2011

Tag, , ,

Deixe um comentário.

rss


Patrocinadores