Pelo menos por enquanto, está decretado um racha na Fórmula 1. A Fota, que representa oito das equipes e seus pilotos, capitaneados por Ferrari e Renault, decidiu não se inscrever no mundial do ano que vem e informou que vai criar para 2010 uma categoria paralela.
Enquanto isso, este ano ainda tem corrida. E será na tradicionalíssima Silverstone, na Inglaterra, um dos berços da Fórmula 1 e da velocidade. Nos treinos de sexta, Vettel foi o mais rápido. O segundo foi Webber, também da RBR, o terceiro foi Button e o quarto, Rubinho. Massa foi o sexto.
A pista de Silverstone ficou também conhecida por “Silvastone”, por ter sido palco de tantas vitórias de Ayrton Senna. Um pista mitológica, para um piloto igualmente inesquecível.
Voltando à vaca fria, ou melhor, à crise quente, a queda de braço parece não ter fim.
De um lado, Bernie Ecclestone e Max Mosley. De outro Flavio Briattore e Luca di Montezemolo. No meio, uma categoria milionária, que pode perder sua força e representatividade no cenário mundial.
É uma situação tão ruim que, se não for resolvida, teremos que nos deparar, no fim da temporada, com o último campeão da Fórmula 1. Pelo menos, como nós a conhecemos.