Finalmente Rafael Nadal voltou a ser o tenista que todos sabemos que ele é. Devido à sua grande atuação a Espanha iniciou a final da Copa Davis com o pé direito. O espanhol sofreu um pouco no primeiro set, mas não encontrou muita dificuldade para, nos sets seguintes, vencer o tcheco Tomas Berdych por 3 sets a 0, com parciais de 7/5, 6/0 e 6/2.
O primeiro set foi bastante equilibrado, logo no início cada atleta teve uma quebra de saque. O jogo seguiu com os dois confirmando os seus saques, até o placar marcava 5 a 5. Nadal conseguindo uma incrível quebra de saque, e fechou o set em 7/5. Era o início do primeiro ponto espanhol na Davis.
A segunda etapa foi um verdadeiro massacre em cima do tcheco. Parece que toda a maré de azar de Nadal acabou junto com o ATP Finals. Nadal venceu em 6/0, para a alegria do seu tio e treinador Toni Nadal.
Já no terceiro, o tenista espanhol chegou a abrir 4/0 acabando com qualquer chance de reação Berdyvh que ainda conseguiu vencer dois games, e fechou o jogo em 6/2.
No jogo seguinte, a esquadra espanhola fez seu segundo ponto, com David Ferrer, que derrotou Novacek por 3 a 2, após mais de quatro horas de partida.
Publicado por helio em Geral, Mundiais, Notícias Esportivas, Tênis em 5 dezembro , 2009