Novas regras do judô



novas regras do judo

As novas regras do judô foram iniciativa da Federação Internacional de Judô, no intuito de excluir algumas das técnicas aplicadas pelos atletas que visavam eliminar o adversário jogando-o contra o tatami a qualquer custo, deixando de lado as bonitas características desse esporte.

Como bem sabemos, o judô  – que significa caminho da suavidade ou caminho suave em japonês – não se trata de uma competição onde prevalece a força bruta, mas sim uma técnica bem ensaiada onde os adversários lutam de forma justa onde a vitória nada mais é que um fortalecimento espiritual.

Tudo muito bonito, mas na prática a realidade vinha sendo bastante diferente. Segundo nos informou Marcus Vinicius Flora da página Jita Kyoei, os judocas vinham abusando da chamada “catada de perna”, agarrando-se simplesmente às pernas do rival para eliminá-lo da competição rapidamente.

Dessa forma, as novas regras que estarão em vigor do 01/01/2010 até 31/12/2012 excluem todas as técnicas de ataque às pernas do adversário, com exceção do Ko-Uchi-Makikomi.

Ressaltamos que no judô, atualmente, existem dois tipos de punição: o shido, considerada uma punição leve e o Hansoku-Make, revertida em ippon para o adversário, ou seja, quem recebe a punição Hansoku-Make perde a luta.

A partir de agora, quem não acatar a nova regra e aplicar qualquer técnica diretamente agarrando as pernas do adversário, será punido com Hansoku-Make.

Na página do Marcus poderemos ver também os 60 vídeos disponibilizados elaborados pela FIJ onde demonstram exemplos de técnicas que em 2010 serão válidas e não válidas. De todos modos essas informações são muito recentes e há muitas controvérsias, o curso de arbitragem da Federação Paulista de Judô  que será disponibilizado em  fevereiro e março esclarecerá todas essas dúvidas.

Para quem não sabe, Edson Minakawa da cidade de São Paulo está no primeiro posto do ranking de árbitros internacionais da Federação Paulista de Judô.






  1. sensei

    Aí Sensei, a discussão sobre as novas regras.
    Os vídeos ilustram bastante.

    1. sensei

      Veja Sensei

  2. diogo

    E ate legal essa nova regra mais pra mim e um pouco chata pq o meu forte sempre foi os golpes de catada de perna.

    1. Dan

      bem mudaram muitas coisas nem eu que estou estudando pra chegar a faixa verde no consigo me lembrar, mas minha faixa ´pe so fachada mesmo, eu estudo liteeralmento o judo, perfeitamente, mas o proprio koka ja não existe mais ,outra coisa tomar cuidado com o joseki, ele agora é mais proximo ao dojo, as faixas de limite estao mais largas mas de contra partida se você aplicar o golpe encima dela e cair do lado de fora está valendo mas de aplicar qualquer técnica dentro e o uke cair fora é matê e reinicia. sou aluno do Sensei Gilmar Dias responsavel pela confederação carioca de judô. Nao estou estudando atoa mas quero ir alem de sensei (aquele que sabe) para os que nao falam japones… serei shihan (conhecedor do judô em arte e combate) grato

  3. Marcelo

    O significado de shihamn eh professor,instrutor ou ate mesmo mestre nao tem nada a ver com combate !!viu se informe melhor faco judo a mais de 20 anos e moro no japao a 16 anos por tanto sei o q estou falando

    1. oliris

      para os fracos essa nova regra…… meus golpes kata-guruma e kata-otoshi que treino e operfeiçou a 10 anos não posso mais aplica-lo….
      oliris favalli junior-faixa marron

  4. Rômulo

    E como ficam as variações de kata guruma, uchi makikomi e etc?

    1. charles

      E como ficam as variações de kata guruma, uchi makikomi e etc?

  5. Alexandre

    Eu ja levei um Hansoku-Make aplicando um Ko-Uchi-Makikomi. rs olha que quem faz a arbitragem sao faixas pretas …

    1. oliris

      não querem deixar o judô evoluir…….
      JIGORO KANO tinha a mente evoluida aperfeçoanda as técnicas……..
      porque excluir e não aperfeiçoar?………..

  6. Gabriel

    Pois é, fiquei com saudade do kibisiu gaeshi e de tantos outros mas em geral até que essa regra foi bem aplicada.Nós vemos isso agora depois de um tempo e os atletas se acostumaram bem com a regra.
    Como alexandre falou ainda acontece aluguns erros como quando eufui punido com Hansoku-Make por fazer Kata guruma (variação) o que foi um erro mas tudo bem vamos continuar com o caminho suave.

    1. carlos eduardo malateaux

      minha duvida é na hora da luta o ardiversario colocar
      o pé fora ou sais da area sera punido tambem com hansoko kake

  7. Oliris

    voces ja viram como ficou a variação de kata-otoshi………….bem propicio a uma imobilização……….

    1. Alexandre

      Acho Ko-Uchi-Makikomi é um otimo golpe, mais mesmo na regra valendo usa-lo os arbitros nao estao reconhecendo a nova norma.. gente este Golpe é VALIDO.

  8. Lázaro purificado

    gostaria de saber mais sobre técnicas que dizem deixar de existir, como kata guruma, a kuxik-taochi(reachi-dori) a quem diz que estas técnicas (golpes) não deixaram de existir mais só valem se antes combinar com uma outra tecnica nesse caso um achi (sasae)

    1. judocan

      nao acredito era o mais fácil .mas pelo menos o ko-uchi-makikomi e execão

Deixe um comentário.

rss


Patrocinadores