Chile quer organizar Copa América de 2015



Chile quer organizar Copa América de 2015

Chile quer organizar Copa América de 2015 apesar de terremoto

Os danos causados pelo terremoto devastador que atingiu o Chile não vão impedir o país de sediar a Copa América de 2015, de acordo com o presidente da federação local de futebol.

O Brasil, que seria o país pré-determinado para organizar o torneio, estuda abrir mão da competição para os chilenos, uma vez que a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 já serão realizados no Brasil.

Os enormes danos causados à infraestrutura do Chile após o terremoto de magnitude 8,8 ocorrido na semana passada nas regiões centro e sul do país também atingiu alguns estádios das zonas mais afetadas.

Harold Mayne-Nicholls, presidente da Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP), disse na noite de sábado que se mantém confiante em organizar o tradicional torneio continental em 2015. No calendário preliminar, o Chile seria a sede em 2019, data que caberia ao Brasil caso a troca seja confirmada.

“Se o Brasil nos ceder a Copa América de 2015 não vejo nenhuma razão para que não se possa realizar. Até o dia de hoje o Brasil ainda não fez isso oficialmente, mas se acontecer isso de fato o país estará pronto para organizar”, disse Mayne-Nicholls à Reuters por telefone.

“Seria mais um motivo para trazer alegria a tanta gente que sofreu com este terremoto. Seria espetacular”, acrescentou o dirigente.

O pior desastre natural a ter atingido o Chile em 50 anos, e que incluiu uma série de tsunamis no litoral do país, deixou até o momento ao menos 452 mortos, centenas de desaparecidos e 2 milhões de pessoas afetadas.

Especialistas calcularam inicialmente o prejuízo causado pelo tremor em 30 bilhões de dólares, ou 15 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) chileno.






Deixe um comentário.

rss


Patrocinadores