Saiba tudo sobre as touradas



Saiba tudo sobre as touradas

Saiba tudo sobre as touradas. Esse espetáculo tradicional de regiões européias como Portugal, França e principalmente Espanha talvez tenha tido sua origem – ou pelo menos absorvido algumas das características – dos circos romanos. Essas gigantescas arenas também foram templos onde se celebravam sacrifícios em nome dos deuses.

Na época medieval espanhola, esse tipo de espetáculo era celebrado para firmar a nobreza e coragem do senhor feudal que – montado a um cavalo – lutaria contra um touro demonstrando assim seus muitos dotes e habilidades. No século XVIII, a nobreza desce do cavalo e começa a enfrentar os touros a pé. Desse modo, a atividade que até então era somente privilegio da elite começa a ser também uma atividade dos plebeus.

Nas suas origens, as chamadas “corridas de touros” não tinham ordens, nem nenhuma regra. Hoje, as coisas mudaram bastante e podemos encontrar diversas normas ao entorno desse espetáculo que a cada dia gera mais controvérsia e polêmica.

Saiba tudo sobre as touradas

Uma tourada conta geralmente com três toureiros e seis touros. O começo da tourada consiste numa espécie de cortejo onde são apresentados ao público todos os que participarão do espetáculo; cavaleiros, forcados, bandarilheiros, novilheiros, campinos e outros. Todos atravessam a praça de touros para pedir “permissão” da autoridade para abrir as porteiras.

Uma vez aberta as porteiras, o touro sai à praça e começa a tourada. O objetivo do toureiro é manter um dialogo corporal e mantê-lo submisso. A tourada se divide basicamente em três fases: a 1º o toureiro intervém com o chamado “capote” (capa vermelha utilizada para provocar o animal).

Na 2º fase entram os “picadores” – homens a cavalo que espetam o touro. Logo cravam algumas bandarilhas no seu dorso. No 3º e último, o toureiro substitui o capote por a chamada “muleta”, um grande espeto que serve para matar o animal.

Saiba tudo sobre as touradas

Caso o toureiro consiga matar o touro com uma espetada certeira e fatal é considerado pelo público o merecedor da vitória. Muitas vezes, o público pede as orelhas e o rabo do touro como prova da sua boa performance.

Esse espetáculo ainda cria um mal-estar entre as tradições e culturas de um povo e os direitos dos animais, já que não só humilham como maltratam e matam o animal simplesmente para criar um espetáculo de entretenimento, onde, de certo modo, todos são cúmplices.

Saiba tudo sobre as touradas

Muitos são os espanhóis que tem verdadeira paixão pelas touradas, assim como nós pelo futebol. Mas sua grande maioria se nega a assistir esse tipo de espetáculo e não concorda com o a forma que o mesmo é realizado.

Existem muitas touradas onde os participantes apenas “brincam” com o touro, sem fazer nenhuma espécie de dano. Acredito que a tradição seria muito mais bonita assim.






Deixe um comentário.

rss


Patrocinadores