Polêmicas nunca acontecem à toa. Mas uma delas leva a resultados tão certos que pode ser classificada quase como matemática: violência e torcidas organizadas caminham lado a lado.
Nesta semana, em Recife, um torcedor morreu baleado dentro da sede da Inferno Coral, facção que torce pelo Santa Cruz. A morte de um torcedor dessa maneira é mais uma prova cabal de quanta coisa errada acontece nas torcidas organizadas.
José Francisco, de 21 anos, recebeu um tiro no peito de outro filiado, Fábio Coutinho da Silva, porque queria consumir drogas dentro da sede. Que lugar é esse? Que pessoas são essas? Morte, tiros e drogas. É isso o que queremos para celebrar o esporte?
O que drogas e armas fazem dentro de um lugar onde as pessoas deveriam se encontrar para torcer por um clube de futebol? Ou será que é para torcer pelo clube que elas se encontram?
Muitos chefes de torcida tem extensa ficha policial por brigas, arruaça, ameaças e lesões corporais. E há muito não ficam só nos tapas. Paus, pedras, armas de fogo, emboscadas no em torno do estádio e nas estradas, muita covardia… há de tudo.
Por muitas vezes ouvi, no Maracanã, integrantes de torcidas organizadas conversando e se preparando para brigar com a torcida rival, assim que acabasse o jogo. Pra que isso? E vai acabar em quê? Não pode ser coisa boa.
Mortes como a de José Francisco são uma conseqüência direta da irracionalidade das ações das torcidas organizadas.
A violência afasta muitas famílias da alegria de ir aos estádios e mancha o futebol com sangue e lágrimas. E, no esporte, as lágrimas não deveriam acontecer por uma coisa chamada covardia.
Publicado por helio em Notas de Futebol, Notícias Esportivas em 7 fevereiro , 2009
as torcidas organizadas sao muitas vezes discriminadas eu sou 100% inferno
E responsáveis por mais de 80% dos tumultos nos estádios. Na minha opinião, deveriam ser exterminadas dos estádios e os crimes com grupos de torcedores deveriam ser vistos com o agravante de serem também formação de quadrilha.
Eu acho que as torcidas organizadas deveriam torcer brincar e cantar nos estadios de futbol e não fora brigar por times porque enquanto os torcedores brigam e até morrem pelo time os jogadores estão só fazendo sua parte é dêque adiantamorrer pelo time. sou torcedor do sport e sou 100% TJS