Desde a Copa da Alemanha, em 1974, quando a Adidas resolveu inovar e colocou gomos pretos na bola utilizada para o mundial daquele ano, um novo mercado se abriu: o das pelotas que desfilam pelos gramados na mais importante competição do futebol.
De lá para cá, muitas mudanças, visuais e tecnológicas, trouxeram beleza e melhorias para a rainha do jogo. Para a Copa das Confederações foi desenvolvido um modelo que homenageia as cores do país-sede e uma nova forma de montagem, através de cola térmica, no lugar das costuras.
Antes dividida em 32 gomos, a bola agora tem apenas oito cortes, selados termicamente e cobertos por uma película protetora contra água. Dessa maneira a resistência fica maior a alterações quando molhada.
Na última copa do mundo, as bolas foram personalizadas para cada jogo, com os nomes das seleções impressos no couro. Para a grande final, a novidade foi outra. A cor da pelota mudou para dourada.
A foto acima mostra a evolução das bolas desde 1974, através das Copas.
Publicado por helio em Copa 2014, Copa do Mundo, FIFA, Geral, Notas de Futebol, Notícias Esportivas, Seleção Brasileira em 20 junho , 2009
Espetacular muito bom esse texto.Explica muito bem sobre a história da bola