Deficientes praticam mergulho na Ilha Bela? Pois é, oito deficientes vão praticar mergulho submarino, nos dias 17 e 18 de abril, no litoral Norte paulista. Pioneira no Brasil, a ação é uma iniciativa do Núcleo de Apoio à Natação Adaptada de Santo André (Nanasa), mantido pela Prefeitura, com patrocínio da APOLO (Associação das Indústrias do Polo Petroquímico do Grande ABC).
O mergulho começa às 14h e será feito por alunos e ex-alunos do Nanasa, todos portadores de deficiência física, intelectual, visual ou auditiva, e com idade superior a 15 anos. Para entrar no mar, o grupo contará com apoio de cinco especialistas da HSA (Handcapped Scuba Association), programa mundial pioneiro na realização de atividades subaquáticas para pessoas com deficiências, além de instrutores do Nanasa e profissionais de Educação Física.
O grupo foi escolhido após participar, com sucesso, do ‘I Desafio Subaquático’, realizado em setembro passado, em Santo André. A prática, conhecida como ‘discovery de mergulho’, proporcionou aos deficientes a vivência do mergulho numa piscina semiolímpica. Na oportunidade, aprenderam a usar equipamentos, como luva e roupa especiais, nadadeiras, cinto de lastro, colete equilibrador, cilindro e regulador. Além disso, receberam treinamento teórico sobre técnicas de mergulho e informações sobre a história do turismo submarino no Brasil e no mundo.
I Mergulho Submarino no Mar
Dias: 17 e 18 de abril (sábado e domingo), a partir das 14h
Local: Ilha Bela – Litoral Norte de São Paulo
Publicado por Mirella Fonzar em - Curiosidades, Nataçao, Notícias Esportivas em 15 abril , 2010
deficiência auditiva esportes, deficiência auditiva mergulho, deficiência física esportes, deficiência física mergulho, deficiência intelectual esportes, deficiência intelectual mergulho, deficiência visual esportes, deficiência visual mergulho, deficientes atividades, deficientes esportes, Deficientes mergulho, Núcleo de Apoio à Natação Adaptada de Santo André